cultura

Janeiro começa com o primeiro grito de carnaval na Madre Deus

O ano de 2026 já chega do jeitinho que o maranhense gosta: com muito som, cor e animação! O dia 1º de janeiro de 2026 vai marcar o pontapé inicial da temporada pré-carnavalesca em São Luís, e quem dá o primeiro grito de carnaval é o bairro da Madre Deus.

O tradicional grito do carnaval na Madre Deus é organizado pelo grupo Máquina de Descascar’Alho há 4 décadas, começa, neste 1º de janeiro, a partir das 17h e toma conta do bairro. Um dos palcos ficará no Largo de São Jorge, pertinho da Casa Barrica, e o outro, no Ponto de Fuga.

A festa ganha ainda mais significado com a comemoração dos 40 anos do grupo Máquina de Descascar’Alho, que promete botar todo mundo para dançar, cantar e brincar. Além do tradicional arrastão com blocos culturais pelas ruas do bairro, a programação vem recheada de apresentações culturais espalhadas em dois palcos, garantindo diversão pra todos os gostos.

A Máquina de Descascar’Alho, que iniciou essa festa no primeiro dia do ano, é um grupo nascido no coração do tradicional bairro da Madre Deus, em 1º de janeiro de 1986.

O grupo foi idealizado por jovens artistas aglutinando milhares de adeptos à brincadeira. Tem no gênero as marchas de carnaval, samba, blocos, tambores e afoxés a base de seu repertório, desde interpretação de obras de reconhecidos artistas da esfera nacional a composições próprias e a valorização e resgate de composições maranhenses da ‘velhaguarda’ que moravam ou costumavam frequentar o bairro boêmio.

É o ano começando com energia lá em cima, muito ritmo, tradição e aquele clima gostoso que só a Madre Deus sabe oferecer. Quem é da folia já sabe: o carnaval começa cedo e começa ali!

Programação
Palco – São Jorge
17h – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes
18h – Confraria do Copo
19h – Grupo Sindicato do Samba
21h – Bloco os Vagabundos do Jegue

Palco – Ponto de Fuga
17h – Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca
17h30 – Bloco Organizado Ritmistas Unidos da Madre Deus
18h – Escola de Samba Turma do Quinto
19h – Grupo Tô Di Mais
20h – Bicho Terra
21h – A Máquina de Descascar’Alho

Foto: Flora Dolores

Deixe um comentário