
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta quarta-feira, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2026, além dos mandos de campo e do chaveamento até a terceira etapa da competição. Na edição de 2026, o Maranhão terá três representantes: MAC, Imperatriz e IAPE.
A competição começa no dia 18 de fevereiro, com jogos da fase inicial, que reúne os clubes com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Ao todo, 28 equipes participam desta etapa, distribuídas em 14 confrontos, com partidas previstas para os dias 18 e 19 de fevereiro. Os times da Série A só entram na disputa a partir da quinta fase, programada para o fim de abril.
Entre os maranhenses, o IAPE será o primeiro a estrear. A equipe vai disputar a primeira fase contra o Santa Catarina, fora de casa, em partida única. A data do confronto ainda será confirmada pela CBF. Em caso de empate no tempo normal, a classificação será decidida nas cobranças de pênaltis. Quem avançar desse duelo enfrentará o Cuiabá, jogando em casa, pela segunda fase do torneio.
MAC e Imperatriz entram diretamente na segunda fase da competição. O Cavalo de Aço terá pela frente o Amazonas, em confronto marcado para o estádio Frei Epifânio D’Abadia. Já o MAC vai enfrentar o São Luiz-RS, com a partida sendo disputada em Ijuí, no interior do Rio Grande do Sul.
Assim como ocorreu na fase anterior, os jogos da segunda etapa serão realizados em partida única. Se houver empate no tempo regulamentar, a definição da vaga será nas cobranças de pênaltis.
A segunda fase da Copa do Brasil contará com a participação de 88 clubes — sendo 74 classificados de forma antecipada e 14 oriundos da primeira fase. Os mandos de campo foram definidos em sorteio realizado nesta quarta-feira. Os confrontos estão programados para os dias 25 e 26 de fevereiro, além de 4 e 5 de março.
