
O acesso ao antigo auxílio-doença ficou mais fácil. O benefício do INSS por incapacidade temporária agora pode ser requisitado em agências dos Correios.
A design de sobrancelhas Patrícia Marques foi até uma agência do INSS, no Centro de Belo Horizonte. Só para chegar lá, gastou R$ 35 de transporte em uma viagem de 45 minutos. Patrícia ainda não sabia da novidade que pouparia tempo e dinheiro: mais de 2,6 mil agências dos Correios no país também estão atendendo quem precisa fazer a requisição do benefício.
O segurado não precisa fazer agendamento. É só levar o atestado médico ou odontológico com pedido de afastamento por, no máximo, 180 dias. O funcionário dos Correios digitaliza a documentação e abre um requerimento no sistema do INSS, que analisa a concessão do benefício sem a necessidade de perícia presencial.
Hoje, quase 80% dos benefícios concedidos pelo INSS são por incapacidade temporária. Em junho de 2024, o INSS recebeu quase 576 mil pedidos desse tipo de auxílio e concedeu cerca de 313 mil.
Além de solicitar o antigo auxílio-doença, o segurado também pode procurar uma agência dos Correios para entregar uma documentação pendente de qualquer outro processo no INSS. Por exemplo, se a pessoa deu entrada no pedido de aposentadoria, mas está faltando apresentar um comprovante.
Os pedidos ainda podem ser feitos pelo site ou aplicativo “Meu INSS” e pelo telefone 135. O atendimento nos Correios é uma alternativa para quem tem dificuldade de acesso aos meios digitais.
