
A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, divulgou a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro do ano que vem, que terá a sua primeira rodada entre os dias 28 e 29 de janeiro. O regulamento específico da competição e do plano geral de ações detalham datas e mandos de campo de todos os jogos da Série A e oficializam mudanças importantes nas regras do torneio.

Uma das principais alterações envolve o limite de partidas para que jogadores possam trocar de clube durante o Brasileirão. Até a edição deste ano, vencida pelo Flamengo, um atleta podia atuar apenas seis vezes e não podia mais se transferir. Ano que vem, dobra: agora o jogador pode atuar 12 partidas por um clube e se transferir para outro clube que esteja participando do mesmo Brasileirão.
Outra novidade está na classificação para a Libertadores da América. Até este ano, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto iam para as fases preliminares. A partir da próxima temporada, o Brasileirão passará a oferecer quatro vagas diretas e apenas uma para a fase preliminar da principal competição continental. A mudança se deu porque a Copa do Brasil agora dará ao campeão vaga direta na Libertadores e ao vice a fase preliminar.
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, você anota: 28 de janeiro, Fluminense e Grêmio, Botafogo e Cruzeiro, São Paulo e Flamengo, Corinthians e Bahia, Mirassol e Vasco da Gama, Atlético Mineiro e Palmeiras, Internacional e Atlético Paranaense, Coritiba e Red Bull Bragantino, Vitória e Remo, Chapecoense e Santos.
